top of page
activadores funcionales

Terapia Bio-Funcional Orofacial Integrativa, baseado em principios da Dentosofía

A Terapia Funcional Orofacial Integrativa é um acompanhamento não invasivo que tem como objetivo a reeducação e reorganização das funções neurovegetativas orofaciais, fundamentais para o equilíbrio do sistema oral e a sua relação com o resto do corpo. Estas funções incluem principalmente a respiração, a mastigação, a deglutição e a postura lingual e mandibular, também conhecidas como funções neurovegetativas por serem reguladas de forma automática pelo sistema nervoso.

 

Ao longo da vida, alterações persistentes nestas funções podem influenciar o desenvolvimento da boca, a postura corporal, a qualidade do sono, o tónus muscular e o bem-estar geral. Esta abordagem parte do princípio de que a função molda a forma e que, ao restaurar as forças funcionais que regulam a dinâmica craniofacial, favorecemos um funcionamento mais equilibrado com efeitos muito positivos em todo o corpo, promovendo melhorias na articulação temporomandibular, na postura cervical, na respiração, na função muscular e até mesmo na qualidade do sono e em desequilibrios respiratorios como alergias e rinitis.

 

O acompanhamento é individualizado e adaptado à idade, necessidades e ritmo de cada pessoa. Pode incluir a observação funcional da respiração, mastigação e deglutição, orientação funcional personalizada, exercícios específicos de reeducação orofacial e utilização de equilibradores plurifuncionais removíveis como ferramentas-chave da terapia, promovendo a estimulação de novas vias neurossensoriais, iniciando um processo fisiológico renovado.

 

A Dentosofia ("sabedoria dos dentes"), baseada na medicina antroposófica, considera o paciente como um todo e vai além das estruturas usuais do tratamento odontológico. Essa inovação permite ao profissional aplicar seus conhecimentos a partir de uma perspetiva em que sua arte tem uma conceção humanística.Todos os eventos orais (naturais, acidentais, terapêuticos, etc.) têm um impacto global no paciente, levando ao equilíbrio ou desequilíbrio. Em caso de desequilíbrio, mecanismos compensatórios são automaticamente ativados em todos os níveis para restabelecer um equilíbrio aparente (desencadeando diversas alterações: musculares, ósseas, orgânicas, mentais, emocionais, comportamentais, etc.).

Uma boca equilibrada transmite e reflete o equilíbrio geral do paciente.

 

Há uma riqueza de pesquisas, estudos e documentação científica que demonstra a relação entre a boca e o resto do corpo...

artigo asimetria craniofacial
artigo activador biofuncional
posturologia y ortopedia biofuncional
bottom of page